quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

SEMANA MISSIONÁRIA, SEMANA DE BÊNÇÃOS E APRENDIZADO

Quis Deus que a postagem de nº 500, neste humilde blog fosse para narrar uma experiência muito especial para mim e todos da Paróquia do Divino Espírito Santo, no bairro da Jatiúca, em Maceió. Entre os dias 21 e 28 de novembro deste ano foram realizadas as Santas Missões Populares. Um momento ímpar e divisor de águas em nossa amada Paróquia, onde deixamos de lado as siglas dos nossos grupos e vivemos a Unidade de ser Paróquia, parte intergrante da Igreja, Corpo Místico de Cristo, na Arquidiocese de Maceió.

Já na preparação, a chamada fase de pré-missão começamos a vivenciar esta Unidade, tendo contato com irmãos de outros grupos, pastorais e movimentos, nas equipe que servimos. Crianças, jovens, casais, senhores e senhoras idosos, atendendo ao pedido do nosso estimado pastor Monsenhor Pedro Teixeira, doaram-se com amor as Santas Missões Populares (SMP), utilizando os dons que Deus nos deu à serviço da evangelização.
Cada equipe cumpriu à risca, com muita dedicação, empenho e amor as tarefas que lhe foram confiadas. E a sincronia entre as equipes de serviço foi impressionante, algo jamais visto em nossa Comunidade. Enquanto uma equipe caia em campo e fazia às visitas as famílias, outra se reversava na oração de intercessão e adoração constantes, intercedendo pelas outras equipes. Já outra equipe dedicava-se a acolher fratenalmente os irmãos missionários vindos de outras Paróquias, enquanto outra equipe cuidava com todo zelo, digno que o culto ao nosso Deus merece, de organizar a Liturgia. Sem falar na equipe de finança que apesar de minúscula em número de membros, excedeu em disponibilidade para ajudar financeiramente as demais equipes no que fosse necessário. Por fim e não menos importante, a equipe de comunicação que fez um trabalho excelente divulgando as nossas SMP, antes e durante da realização. Todas essas equipes, seguindo fielmente as diretrizes e programação organizadas pelo nosso pastor Mons. Pedro Teixeira, a comissão paroquial organizadora e também Pe. Fausto e o casal Vieira, responsáveis arquidiocesanos pelas SMP.
Particularmente tive uma experiência enriquecedora na Equipe de Visitação. Nossa, como aprendi com os irmãos que visitamos! Na ânsia de levar Deus aos lares, quem saiu preenchido dEle fomos nós missionários. Sem falar que aprendemos com os nossos parceiros de missões. Fiquei numa equipe maravilhosa, coordenada pelo casal Jorge e Telma, que dividiram a Equipe de Visitação em outras sub-equipes. Fiquei na equipe 1, também chamada de Equipe Azul, onde ainda na fase de pré-missão, elegemos a adolescente Raísa, coordenadora da Juventude Missionária da nossa Paróquia, uma menina muito responsável, com uma dedicação ímpar, e com um dom de liderança, maturidade e sabedoria impressionante para uma jovem de apenas 16 anos. Tive também abençoados companheiros de equipe, como alguns adolescentes do Grupo Juventude Missionária, dois casais super-acolhedores e humildes, e alguns jovens da Comunidade Católica Shalom.
Como Jesus mesmo nos ordenou, as visitas aos lares foram feitas em duplas, e excepcionalmente, em trio. No primeiro dia, segunda, tive a graça de ter como parceira, a nossa coordenadora, Raísa. De terça à quinta foi a vez de outros adolescentes do Juventude Missionária. Na sexta, quando estavámos nos dirigindo ao nosso local de visitas, encontramos a simpática e fofa Dona Nadir, da Legião de Maria, que por ter se atrasado, foi agregada a nossa equipe. Nossa, que lição de vida! Aprendemos muito com ela, e ela ficou feliz e emocionada em servir conosco. Deus me concedeu a graça de ter como parceira, uma senhora de 75 anos, com o mesmo vigor e determinação da nossa jovem coordenadora Raísa, que nos contagiou com sua alegria e humildade. No sábado, foi a vez de dar alta risadas e aprender com o jeito sincero e espontâneo do nosso irmão Daniel, um dos casais da nossa equipe e que por atuar de manhã com sua esposa, ainda não tinha tido a honra de servir ao seu lado, e do jovem Pedro, missionário da Comunidade de Santo Amaro, da Paróquia Menino Jesus de Praga.
Além das visitas, a nossa Paróquia teve uma programação bastante diversificada e agitada na Semana das SMP. Logo no domingo, 21, tivemos a abertura com uma procissão animada, que saiu da Comunidade de São Lucas em direção a nossa Matriz, onde tivemos a Santa Missa de Envio dos Missionários, presidida pelo nosso querido Pe. Fausto e co-celebrada pelo nosso pároco Mons. Pedro Teixeira, que nos deram a bênção, nos enviando em missão.
À partir de segunda começou a parte prática da missão, com o Despertar Missionário, às 06 horas da manhã, durante todo dia confissões e visitas aos enfermos realizadas pelo nosso pároco e sacerdotes convidados, encerrando as atividades diárias, louvando e agradecendo a Deus, na Santa Missa, celebrada na Matriz (segunda e sábado), na Comunidade de São Lucas (quinta) e nas praças de nosso bairro (demais dias).
Na quarta-feira, foi a tarde do atendimento social, onde pudemos contar com os dedicados funcionários do HEMOAL, que realizaram vários exames, e do PROCON, tirando as eventuais dúvidas dos consumidores e seus direitos, missionários do dia-a-dia que agregaram-se a nós, também doando os seus dons à serviço dos irmãos mais necessitados.
No sábado, tivemos a Celebração da Crisma, presidida pelo nosso arcebispo D. Antônio Muniz, que este ano teve a inovação de vários crismandos experimentar na prática o gostinho de servir a Deus, sendo missionário.

No domingo de encerramento não tivemos visitas. Mas em compesação tivemos uma recheada e animada programação. Após o Despertar Missionário, tivemos um partilhado e diversificado Café da Manhã, preparado com todo carinho pela Equipe Social (nome que Mons. Pedro deu a Equipe de Serviço, que segundo ele, somos todos nós que servimos nesta missão).
Logo após, tivemos uma animada caminhada até o Santuário da Virgem dos Pobres, onde atrás do Trio Elétrico, louvamos a Deus. Chegando lá, tivemos a Santa Missa, presidida pelo nosso pároco.

À tarde foi a vez do momento da juventude nas SMP. Tive a graça de servir com os meus irmãos do Grupo Teatral Apoteose, especialmente da minha querida amiga de longas datas e irmã em Cristo, Valéria, onde encenamos as dificuldades de ser missionário, sem dizer uma palavra, ao som da belíssima música Viver para mim é Cristo, cantada pelo nosso querido Pe. Fábio de Melo.

Em seguida, tivemos a implantação do Cruzeiro e encerramos com chave de ouro a Semana Missionária, com a Santa Missa campal, presidida por Pe. Fausto e co-presidida pelo nosso Pároco Mons. Pedro Teixeira. No final, ainda tivemos o testemunho de dois jovens, amigos meus de longa datas: Fábio Rogério, que narrou o acidente sofrido recentemente, onde o carro que vinha teve perda total, mas pela mão de Deus, ele e o motorista saíram ilesos, e do noviço capuchinho Frei Acácio, que nos fez uma supresa, vindo nos visitar.
Enfim, uma semana marcante, divisor de águas de nossa Paróquia e que gerou frutos concretos, já que, na última segunda, na reunião de avaliação, foi reestruturado o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial), formado por missionários empolgados ainda do clima da Semana Missionária e desejosos ardentemente de continuar em missão.

Todos nós da Paróquia do Divino Espírito Santo estamos de parabéns. Peço de coração a Deus que nos ilumine e nos dê forças para continuamos nesse pique missionário e que outras Paróquias espalhadas pelo mundo, em especial da nossa Arquidiocese de Maceió, possam ter a mesma experiência que tivermos e colham os mesmos frutos que estamos começando a colher a partir da Semana das SMP.

A messe é grande e poucos são os operários. A missão jamais acaba. Enquanto estivermos neste mundo, somos missionários, chamados por Deus a ser Sal da Terra e Luz do Mundo, e levar o Evangelho a todos os nossos irmãos, aonde estivermos.

Rick Pinheiro.
Acima de tudo, Missionário.
Nota: As fotos da nossa SMP que ilustram esta postagem foram tiradas pelo nosso irmão Jorge Jr. (leia-se Jorge da Telma), a quem agradeço por cedê-las gentilmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário